Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 26 de abril de 2014

Bomberman [Análise]


Tempo médio: 1h 30min
Plataforma: Nintendo NES / Gameboy Adcanced
Gênero: Arcade/Estratégia
Desenvolvedor: Hudson Soft
Censura: Livre

Lançado em 19 de dezembro de 1985, o terceiro jogo da franquia foi lançado para o Nintendinho (os dois primeiros foram lançados para computadores domésticos a lá MSX até então) embora esse seja considerado o verdadeiro primeiro jogo da série, provavelmente pela mecânica que se tornou mais usada nos futuros jogos da série.


História
Bomberman é um robô criado para fabricar bombas, ele trabalha com outros robôs em um complexo subterrâneo controlado por forças do mal. Trabalhando nessa vida repetitiva e um tanto triste, um dia ele ouve um rumor interessante que diz que “qualquer robô que conseguisse fugir do complexo subterrâneo e subir até a superfície poderia se tornar um humano”. Isso encorajou Bomberman que pensou na possibilidade, mas escapar dali não seria uma tarefa fácil.  Alertados sobre a traição de Bomberman, um grande número de inimigos partem em perseguição do Bomberman que conta apenas com as bombas que fabrica para se defender. Bomberman conseguirá alcançar a superfície? Chegando a superfície ele realmente se tornará um humano?


Você será capaz de ajudar nosso amigo Bomberman a chegar até a superfície e quem sabe, realizar o sonho de Bomberman o transformando em humano?

Quanto a jogabilidade...
Você controla Bomberman em um labirinto meio retangular (que se revela mais enquanto você anda) cheio de blocos e inimigos, para completar a fase você deve derrotar todos os inimigos com sua bomba e encontrar a saída (que está escondida em um dos blocos) dentro do tempo limite, em cada nível também existe um power-up (melhoria) escondido em um dos blocos.
O jogo se baseia em 50 níveis mais bônus que vão se dificultando com mais inimigos/mais habilidosos como os que passam sobre blocos o fazendo tentar criar uma boa estratégia para derrota-los (e quem sabe derrotar 4 inimigos ou mais somente com uma bomba).


Os níveis bônus se baseiam em um cenário repleto de inimigos (sem blocos) que vão nascendo cada vez mais com o tempo, no nível bônus você é invencível e tem que derrotar quantos puder em um tempo limite e curto, esses níveis são para lhe ajudar a acumular muitos pontos para conseguir acumular mais vidas para o nosso amigo Bomberman para completar todo o trajeto.





Trilha Sonora a lá single
O jogo possuí poucas trilhas (para não dizer que são duas logo) mas como é a trilha principal da série me atrevo a dizer que é algo que vale a pena, quando você consegue uma melhoria (os power-ups) a música se completa com outras notas, como um coro (o que fica mais épico), até o término da fase.

Gráficos ultra oito bits
Como já havia dito o jogo envelheceu (não pode pedir muito de um jogo com 30 anos), não é um gráfico muito trabalhado, se você é do tipo que se importa muito com gráficos ele é do tipo que vai deixar a desejar, e bastante por sinal (embora seu sucessor dê uma bela caprichada mesmo lançado no Nintendinho)

Tardes inteiras de jogatina?
Se você já gosta da série Bomberman e possuir um carinho pela geração 8 bits, garanto a você 1 hora e meia de diversão, caso não possua um das características que citei, aconselho partir para outra.

Resumindo
Bomberman é um jogo quase que obrigatório para um fã da série e os retrogamers. Embora é um jogo que envelheceu bastante graficamente e na jogabilidade que é um pouco pesada (envelheceu até mesmo para os jogos da série lançados pouco tempo depois). Mesmo com o envelhecimento, é um jogo que a vale a pena gastar um tempo jogando para conhecer melhor.

0 comentários:

Postar um comentário